PDF 

PRINCÍPIOS E VALORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL | Educação - Prefeitura Municipal de Frutal

novo logo secretaria educacao 2013

 

PRINCÍPIOS E VALORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

 

Educar é tarefa que pressupõe concepções estruturadas na formação do homem, em interação com o mundo. Neste conceito de sociedade escolar, existe a relação professor-aluno, processo de ensino e de aprendizagem, metodologia, teoria pedagógica, didática e avaliação que fundamentam e dão sentido à educação.

Sendo assim, entende-se que a Escola é o lugar para se educar para a vida e não apenas de dotar o aluno de conhecimentos científicos descontextualizados. A escola deve ter como missão ajudar o seu aluno a ser capaz de raciocinar por conta própria, ter valores, conhecer as artes, preocupar-se com a ética, enfim, dar-lhe instrumentos para que possa, usando os conhecimentos adquiridos, ser uma pessoa feliz.

A educação oferecida numa escola assim é que vai permitir aos seus educadores e educandos, a capacidade de vencer limites e buscar soluções, problematizando, no melhor sentido da palavra, para se tornarem cidadãos conscientes, críticos, construtivos e aptos para acompanhar o ritmo de crescimento globalizado e a modernização. O professor que vê e percebe o crescimento do aluno, tanto no aspecto científico quanto na capacidade de pensar logicamente por conta própria é um professor de sucesso, pois consegue desempenhar com eficácia sua missão.

Frutal apresenta firmes compromissos com a educação. Busca-se implementar políticas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos em todos os níveis e modalidades de ensino, independentemente de sua condição social, proporcionando-lhe sucesso na vida escolar, para a concretização do exercício pleno da cidadania na forma de ações sociais mais justas e humanas.

A educação em nosso município tem passado por um processo de evolução constante. Houve um tempo em que as escolas rurais eram todas multisseriadas, com turmas diversas funcionando na mesma sala, e que a escola era espaço de uma elite privilegiada. Havia os colégios internos e os cursos de Normal para formar professoras, preparando-as para lidar com as crianças no futuro. Houve um aceleramento na oferta de vagas, a construção de novos prédios escolares por parte do Governo Estadual, em meados dos anos 70. Em 1998, houve a municipalização das escolas estaduais de 1ª a 4ª séries. A partir daí, muitos avanços e aprimoramentos têm acontecido na rede municipal de ensino.

O principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação é o de atender as necessidades educacionais do município, produzindo os resultados que os frutalenses desejam: uma educação de qualidade para todos.