PROJETOS ENVOLVENDO OUTROS PARCEIROS PDF 
PROJETOS ENVOLVENDO OUTROS PARCEIROS | Educação - Prefeitura Municipal de Frutal

Em parceira com outras Secretarias Municipais e Clubes de Serviços, as escolas municipais participam dos projetos:

 

  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Esse Projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Educação entra como parceira, realizando as atividades propostas nas escolas municipais, com envolvimento de alunos, pais, professores, comunidade local. Este Projeto visa resgatar a cultura local assim como valorizar e preservar o Patrimônio Cultural de nosso município. São desenvolvidas atividades teóricas, através de palestras nas escolas, pesquisas, aulas expositivas e também de atividades práticas, na produção de artesanatos, participação em danças regionais, cantos populares regionais, culinária e outros. O Projeto encerra-se com a culminância nas escolas para apresentação do que foi realizado durante todo o período em que o mesmo se desenvolveu.

 

  • A VIDA NO TEMPO CERTO: Projeto desenvolvido pelas Secretarias de Saúde, Secretaria de Assistência Social, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário além de vários segmentos sociais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa é realizado nas escolas municipais de Frutal no Ensino Fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e tem por objetivo esclarecer e orientar jovens sobre sua vida sexual além do risco de uma gravidez precoce. O trabalho procura intervir positivamente nos adolescentes e suas famílias garantindo-lhes orientação e assistência especializada através do Programa Viva Vida de Minas Gerais. Durante a realização do Projeto, os jovens assistem a peças teatrais, recebem cartilhas de orientações e participam de palestras ministradas pelo comitê organizador.

 

  • SEMEANDO: O Programa Semeando é desenvolvido em parceria com o SENAR, Serviço Nacional de Agricultura, oferecendo aos professores material e treinamento para levar aos alunos informações ambientais e consciência ecológica, voltadas para as questões de sustentabilidade e de um desenvolvimento agrário responsável, sem agressões ao meio ambiente, trazendo para estudo e reflexão temas atuais como segurança alimentar, preservação das águas e combate à Dengue.

 

  • ASSOCIAÇÃO RENASCER: Parceria efetivada com a entidade, cuja sede fica em São José do Rio Preto (SP), no sentido de ofertar às crianças especiais matriculadas na E. M. Necime Lopes da Silva atendimento especializado, proporcionando progresso e técnicas avançadas no desenvolvimento das crianças.

 

  • PROJETO SABER: Projeto desenvolvido pela Loja Maçônica Acadêmica “Caminhos de Jacques DeMolay” de Frutal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem como uma das muitas atividades de seu bojo a realização de um concurso de redação nas escolas. O projeto visa incentivar e apoiar a escola pública, premiando e valorizando alunos e professores, através de seu desempenho escolar e profissional. O Projeto tem seu ponto culminante numa cerimônia solene de premiação dos homenageados, que obtiveram destaque no desenvolvimento do trabalho na escola.

 

  • CVT – Centro Vocacional Tecnológico: trabalho de inclusão digital desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que proporciona cursos de capacitação, em diversas áreas, para todos os cidadãos. Conta ainda com a parceria da UEMG – Campus de Frutal e FUNDAMEC. O projeto conta ainda com três profissionais, bolsistas da FAPEMIG, que atuam como mediadores e elementos de difusão do programa para a sociedade.

 

  • Proinfo: Programa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que vem dotando todas as escolas municipais com laboratórios de informática para que os alunos possam usufruir desta importante e moderna ferramenta pedagógica, utilizando o computador como meio de aprimoramento das aulas e conceitos. As escolas possuem equipamentos multimídia que permitem a oferta de aulas mais dinâmicas e ricas.

 

 

  • PROJOVEM URBANO



 

O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal, desenvolvido através de parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Promoção Humana, com suporte da SEDESE-MG, tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Constitui uma reformulação do ProJovem − Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês.

O Programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos.

Assume também caráter experimental ao basear-se em novos paradigmas, constituindo sua proposta curricular a partir de conceitos inovadores que dão suporte à articulação entre o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, visando à formação integral do jovem, considerado como protagonista de sua formação.

Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o Programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto a sua inserção social e profissional.

No município de Frutal, o ProJovem Urbano funciona no período noturno nas Escolas Municipais Cândida Arantes e Vicente de Paulo.

PEP (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) − CURSOS TÉCNICOS

 

 

 

O Governo de Minas criou o PEP para ofertar formação profissional técnica gratuita para alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio das escolas estaduais e para jovens a partir de 18 que já concluíram o ensino médio em qualquer rede.

A ousada concepção do PEP permite a rápida expansão da formação profissional em nível médio para todas as regiões do estado, aproveitando a capacidade já instalada. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas) que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional. Em Frutal, o PEP funciona em parceria com o município e a UNITEC de Uberaba, oferecendo os cursos técnicos de Açúcar e álcool, Meio Ambiente, Higiene Dental e Enfermagem.

UAB − Universidade Aberta do Brasil − Plataforma Freire

 

 

 

 

O município de Frutal possui parceria com duas importantes instituições federais na oferta de cursos superiores à distância, ministrados na sede da UEMG - Campus Frutal. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) oferece os cursos de Ciências Biológicas e Química. Já o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (ex-CEFET de Uberaba), disponibiliza os cursos de Português, Artes, Espanhol e Matemática.

As inscrições são feitas por meio da Plataforma Freire, onde o professor realiza seu cadastro e pode escolher o curso que deseja fazer. As vagas remanescentes são abertas ao público, por meio de processo seletivo específico, na época devida.