PROJETOS IMPORTANTES PDF 
PROJETOS IMPORTANTES | Educação - Prefeitura Municipal de Frutal

CURSO DE LIBRAS

 

Atendendo à Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que em seu artigo 1º prevê a obrigatoriedade do Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – para cursos de formação de professores entre outros, a Secretaria Municipal de Educação oferece esta oportunidade aos educadores e aos interessados em geral.

Tendo como objetivo fornecer informações adequadas ao atendimento a pessoas com deficiência auditiva, através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e técnicas de interpretação em LIBRAS, desde 2007, profissionais qualificados ministram, duas vezes por semana, o curso em horários diferenciados para atender a todos os interessados.

PROJETOS IMPORTANTES | Educação - Prefeitura Municipal de Frutal

CURSO DE BRAILLE

 

O curso Braille objetiva capacitar professores e gestores para que possam identificar e atender às necessidades educacionais de alunos cegos ou com baixa visão, presentes em classes comuns do Ensino Regular.

Além dos profissionais da área, o curso está aberto aos pais, líderes comunitários e membros da comunidade em geral.

São dois módulos semanais, com aulas expositivas, oficinas e vivência, através de visitas ao comércio, troca de experiências com pessoas portadoras de deficiência trabalhada e outros.

Profissionais qualificados, aliados a um planejamento e material específicos garantem maior eficácia ao trabalho dos professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc.

 

DOADOR DO FUTURO

 

Programa desenvolvido através da parceria da Agência Transfusional de Frutal e Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria de Saúde.

Tem como objetivo despertar crianças e jovens para a importância e necessidade da doação voluntária de sangue, de forma consciente e responsável, tornando-os parceiros multiplicadores das informações recebidas e cidadãos cientes da sua responsabilidade na manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes.

Palestras, vídeos Institucionais, visitas à Agência Transfusional, concursos de desenhos e frases são algumas das estratégias usadas para despertar no aluno de hoje, o desejo de ser um doador amanhã.

 

EDUCAÇÃO PARA A PAZ

 

Este programa é um pacto de cooperação entre diversos segmentos da sociedade, apoiado pela Secretaria Municipal de Frutal.

Sua missão é mobilizar a comunidade para ampliar a compreensão sobre a violência, buscando ações integradas e cooperativas para a construção de uma nova cultura de paz.

Desenvolvido nas escolas municipais e em duas escolas estaduais, o Projeto Cultura de Paz possui total e irrestrito apoio da ARAÚJO Inteligência Relacional, na pessoa do Professor João Roberto de Araújo. O programa capacita gestores, educadores e pedagogos para que sejam agentes transformadores e multiplicadores desta nova proposta de paz, com a oferta de material apropriado para ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental.

 

XADREZ NA ESCOLA

 

A escola moderna trabalha o aluno estimulando o desenvolvimento de suas múltiplas potencialidades, atentando também para a aquisição de valores morais, que embasem uma postura ética diante das circunstâncias variadas do seu dia-a-dia.

Assim, a Secretaria Municipal de Educação implantou o Projeto Xadrez nas Escolas, visando estimular a concentração, a reflexão, levando o aluno a decisões conscientes, o que representará sensível avanço no seu desempenho escolar.

Em sua primeira fase, foram capacitados os educadores multiplicadores e posteriormente o programa se estendeu a alunos da Fase III e Fase IV e de 5ª a 8ª série.

Hoje é uma realidade nas escolas municipais, tendo sido muito bem aceito por toda a comunidade.

 

BOM DE BOLA, CRAQUE NA ESCOLA

 

O esporte nos ensina valores que levamos para ávida toda: respeito, disciplina, espírito de equipe, solidariedade, companheirismo, alegria que fazem do esporte uma prática mais que saudável. O Projeto “Bom de bola, craque na escola”, tem como objetivo estimular o esporte, o espírito participativo, aprimorando o sentido de liderança e perspicácia dos alunos, auxiliando na construção de cidadãos mais conscientes e participativos. O mesmo acontece uma vez ao ano.

 

 

EXPOCIÊNCIA

Feira de Ciências das Escolas Municipais

 

Aliando conhecimentos teóricos à vida prática, a Expociência tornou-se uma importante amostragem do trabalho desenvolvido nas escolas municipais.

Este projeto atende às necessidades dos alunos, incentivando-os a desenvolver atividades experimentais, compreendendo cada etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Sua culminância – a EXPOCIÊNCIA – tornou-se uma grande oportunidade para os educandos, pois eles apresentam seus experimentos, explicando sua elaboração e aplicabilidade. Escola e Comunidade juntas comprovando como a Ciência e a Tecnologia facilitam as nossas vidas.

 

PROJETO PÁTRIA AMADA

 

Com o resgate das paradas cívicas de sete de setembro, comemorando a Independência do Brasil, com o trabalho de conscientização e propagação da cidadania nas escolas municipais, este projeto tem alcançado êxito, considerando inclusive a reativação das tradicionais fanfarras frutalenses.

 

 

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) / OLIMPIADA BRASILEIRA DE LINGUA PORTUGUESA / OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTONOMIA E ASTRONAUTICA (OBA).

 

 

Além dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais participam dos projetos oferecidos pelos governos Estadual e Federal acima citados que têm como metas estimular o estudo e aprofundamento dos participantes e contribuir para a melhoria da Educação Básica, a integração das escolas públicas, incentivando o aluno para as áreas científica e tecnológica.