CRAS e CREAS PDF 

CRAS vem realizando um importante projeto no município

 
Executado em parceria com a Prefeitura, o CRAS – Centro de Referência da Assistência - Social também conhecido como Casa da Família - é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o governo estadual. O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é um serviço continuado de proteção social básica desenvolvido no CRAS.

Em Frutal o CRAS funciona nos bairros Princesa Isabel I e II, XV de Novembro e Estudantil, onde são realizados cursos profissionalizantes, são eles: pintura em tecido, crochê, manicure e outros.

O CRAS presta atendimento sócio-assistencial, articula os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica. Os objetivos são: promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território; potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; e atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco. São priorizadas as famílias listadas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

São atendidos em Frutal aproximadamente 100 famílias por mês, que em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outras.



CREAS trabalha em parceria com os governos federal, estadual e municipal
 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

O CREAS tem como objetivo fortalecer as redes sociais de apoio da família; Contribuir no combater a estigmas e preconceitos; Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social; Prevenir o abandono e a institucionalização; Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade de proteção a família.

São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

Em Frutal há uma parceria com os governos estadual, federal e municipal. Também é feito um trabalho na Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis – Fazendinha – funciona como um braço do CREAS – que tem capacidade para 20 internos e no momento conta com 16 internos. São desenvolvidos trabalhos de terapia ocupacional, educação física e hortaliças.