PETI e AABB PDF 

 

PETI – Programa de Erradicação do trabalho Infantil

imagem_peti

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas ações articuladas – o Serviço Sócio-educativo ofertado para as crianças e adolescentes afastadas do trabalho precoce e a Transferência de Renda para suas famílias. Além de prever ações sócio-assistenciais com foco na família, potencializando sua função protetiva e os vínculos familiares e comunitários.

O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias. O PETI atende famílias com crianças e adolescentes retirados das diversas situações de trabalho.

Em Frutal são atendidas crianças com idade entre 7 e 14 anos. O Projeto é desenvolvido em parceria com o Governo Federal. No inicio eram atendidos 50 crianças, atualmente são 175, que integram o programa, sendo 50 em Frutal, 25 em Aparecida de Minas, 25 na Vila Barroso, 50 no Garimpo do Bandeira e 25 na Água Santa. As crianças ficam meio período na escola e meio período no projeto, elas recebem aulas de reforço escolar, educação física, artesanato e cidadania. Além de receberem alimentação.



Projeto AABB Comunidade é desenvolvido em parceria com a Fundação BB

imagem_AABB

O Projeto AABB Comunidade é mantido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Banco do Brasil e atende crianças com idade entre 7 e 14 anos, sendo um total de 202 crianças. O Projeto tem como coordenadora, Simone Maria de Jesus Cunha e atende crianças carentes, em busca de um futuro promissor. O programa oferece as seguintes atividades: reforço pedagógico, aulas de educação física em todas as modalidades, aulas de computação, violão, balé, axé, brincadeiras lúdicas. Além disso, o projeto também oferece o café da manhã, almoço, jantar e condução escolar.